Pesquisar este blog

23 junho 2010

Intrumentos Mágicos

Os instrumentos usados nos rituais da Bruxaria têm a sua origem perdida no tempo. Eles são importantes focos de concentração e ferramentas para provocar alterações de consciência, mas é preciso que se saiba exatamente o seu significado para que sejam usados corretamente. Embora eles possam dar um toque de beleza e alegria aos rituais, uma verdadeira Bruxa jamais deve ficar dependente deles, porque a verdadeira Bruxa se faz com a mente e com o coração!

VASSOURA – é um símbolo de fertilidade e maturidade feminina; usada como instrumento de limpeza mágica. Quando colocada atrás da porta invertida para baixo, afasta visita indesejável.
Normalmente atrás da porta trás proteção!
Ela representa a União das Energias Universais. Os pelos e o cabo representam, respectivamente, os órgãos sexuais feminino e masculino. havia um ritual muito antigo em que as Bruxas saíam "cavalgando" as vassouras pelos campos e dando grandes pulos, para que as plantas crescessem da altura de seus saltos. Talvez daí tenha vindo a crença de que podiam voar.
A Vassoura pode ser decorada com Símbolos Sagrados e ter a sua Assinatura Mágica.
Antes do ritual, ela é usada para varrer o local onde ele será realizado, representando a limpeza espiritual de toda Energia Negativa.
Ela também serve de ponte entre o espaço do círculo e o mundo exterior, isto é, ela pode ser colocada deitada num ponto, e, se alguém precisar sair, pode fazê-lo pulando a Vassoura sem quebrar o círculo, e procedendo da mesma forma ao voltar.
É bom saber que crianças e animais podem entrar e sair do círculo sem quebrá-lo. Em algumas cerimônias de Casamento (na minha foi assim...), os noivos pulam a vassoura como símbolo de sorte e felicidade.




VARINHA – é usada para apontar um objeto, para consagração de coisas e para abertura de círculo mágico. O Bastão ou a Varinha Mágica tem o mesmo simbolismo do Athame, embora segundo algumas tradições esteja mais ligada ao elemento Fogo.
Tradicionalmente, ela deve ser feita de uma árvore sagrada como a Aveleira, o Carvalho ou a Macieira, embora eu acredite que qualquer árvore deve servir, desde que você tenha por ela alguma predileção ou ligação emocional.
O galho da árvore deve ser cortado na Lua Crescente, e antes sempre se deve pedir a autorização da árvore. Depois de cortado o galho, deve-se deixar alguma oferenda em agradecimento.
Ainda hoje, as Bruxas seguem esse procedimento, deixando mel e leite para as Fadas e Elementais, e um pouco de comida para os pássaros.
A Varinha pode ser enfeitada com símbolos, fitas, cristais ou algum objeto pessoal.
Caso você não tenha habilidade para fazer sua própria varinha, não tem problema, você pode compra –la pronta e consagra-la.




CALDEIRÃO – representa o útero da grande mãe , na bruxaria, a origem de toda a vida humana, nele é que preparamos as poções, fazemos banimentos, banhos e chás.
O ideal é que seja de ferro. É no Caldeirão que as Bruxas preparam os feitiços, as poções e acendem o fogo para os rituais, quando não é possível acender uma fogueira ao ar livre. Nele se realiza a Grande Alquimia Universal.


ATHAME OU PUNHAL – geralmente ele tem corte dois lados para cortar a energia negativa.
Também usado para limpeza antes de entrar em um circulo mágico, em leituras de oráculo para proteção e para a abertura e fechamento de um círculo mágico. Durante a consagração, é introduzido no Cálice para simbolizar a União do Deus e da Deusa. Os ramos mais tradicionalistas substituem o Punhal pela Varinha Mágica, alegando que ele foi introduzido recentemente na Bruxaria Wicca, não fazendo parte dos instrumentos tradicionais. O mesmo se diz da Espada, pois ele é um instrumento de Magia Cerimonial, que nada tem a ver com a Bruxaria.

                                                          fonte:wiccaworkshop.com.br

CÁLICE – ou taça, usado para consagrar e beber os vinhos dos rituais. Representa no altar o elemento água. O Cálice Associado ao mito do Santo Graal, o Cálice é usado para consagrar e beber o vinho dos rituais, tendo o mesmo simbolismo do caldeirão.
Ele foi introduzido na Wicca em época mais recente. Em algumas tradições mais puristas é substituído por uma concha ou um chifre, onde se toma o vinho. Da mesma forma que o Caldeirão, liga-se à Água.



CASTIÇAL- Suporte para apoiar as velas. Representa o elemento fogo.
No altar é indicado ter um par, para simbolizar o Deus e a Deusa, assim formando a dualidade o equilíbrio e a entrada do portal de energia.

                                                    Fonte da imagem:http://organizacao-domestica.blogspot.com/2010/04/ideias-de-decoracao-velas.html

INCENSÁRIO – Suporte para apoiar o incenso que é a representação do elemento ar.
O Incenso é um ótimo aliado, pois traz a energia do elementais do ar auxiliando na realização das magias e pedidos.
Pode ser de madeira, resina, bambu, vidro.
Escolha sempre peças bonitas para que seu altar fique lindo e de uma energia positiva e agradável para seus rituais.

Nenhum comentário: